Mais uma vitória para o bioma Mata Atlântica



Pesquisadores da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel fizeram o registro fotográfico das duas harpias (maior ave de rapina das Américas), soltas pelos pesquisadores do Projeto Harpia na Mata Atlântica. A Katumbayá e a Pakayêrú, nomes indígenas pelos quais foram batizadas as harpias, foram avistadas às 10h e às 12h20, respectivamente, dentro do Parque Nacional do Pau-Brasil (Parna Pau-Brasil), em Porto seguro.

O avistamento das harpias, ave considerada bioindicador de equilíbrio ambiental - é a prova de que as matas da região têm condições de abrigar um animal de topo de cadeia alimentar como elas.

A Pakayêrú se tornou a 1ª harpia do mundo a retornar a seu hábitat depois de viver 12anos em cativeiro. Sua soltura foi realizada no dia 18 de agosto deste ano, numa das Áreas de Alto Valor de Conservação da Veracel, anexa ao Parna Pau-Brasil. Katumbayá retornou a natureza, em maio de 2008, no Parna. As duas aves fazem parte do Projeto Harpia na Mata Atlântica e serão monitoradas via satélite durante os próximos três anos.

O Projeto Harpia na Mata Atlântica é financiado pela Veracel Celulose S.A. e desenvolvido de forma integrada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (Inpa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama, Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina (Abfpar), SOS Falconiformes, Crax e RPPN Estação Veracel.


Email: vininha@vininha.com

Comentários