Material genético de onça-pintada é coletado para projetos de reprodução

























O macho Tonhão, uma das onças-pintadas do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu, foi sedado para um procedimento de coleta de sêmen, na quinta-feira (31/10).

Todo o material genético foi congelado em nitrogênio, a -196 graus Celsius, e encaminhado para o banco de germoplasma da unidade, para projetos futuros de reprodução.

O trabalho, realizado no Hospital Veterinário do RBV, mobilizou um pequeno batalhão de profissionais e estudantes. Com 91 quilos e aproximadamente 15 anos de idade, Tonhão ficou quase todo o dia sob efeito de anestésicos.

Além de empregados e estagiários de Itaipu, participaram do procedimento equipes de veterinários do Parque Nacional do Iguaçu (do Brasil e da Argentina), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da PUC de Toledo e alunos de iniciação científica.

“A gente sempre tem essa preocupação de ajudar na formação dos estudantes e dar oportunidade para que sejam desenvolvidos projetos de pesquisa”, disse o médico veterinário Zalmir Cubas, de Itaipu.

O professor do curso de Medicina Veterinária da PUC de Toledo Renato Erdman organizou a coleta do sêmen de Tonhão. Foram obtidas três doses de material genético.

No futuro, cada uma delas poderá ser utilizada em uma tentativa de inseminação ou fertilização in vitro.

- Alimentação especial:

Zalmir explicou que o trabalho de coleta de sêmen, na verdade, começa dois meses antes. Desde então, Tonhão passou a ter uma refeição diferenciada, com suplementos de vitaminas minerais e aminoácidos.

Esse cuidado é necessário, segundo o veterinário, para melhorar a qualidade do material que será coletado.

“Porque a qualidade do sêmen é variável. Então, a gente prepara o animal antes.”


- Check-up:

O pessoal do Refúgio aproveitou que o Tonhão estava sedado para fazer um check-up no animal. Um pouco de sangue foi coletado, para exame laboratorial, as garras foram analisadas e os dentes receberam limpeza de tártaro e polimento – além de um eletrocardiograma.

“Apesar da idade, o Tonhão está muito bem de saúde”, afirmou Zalmir.

Além do Tonhão, recentemente foram feitas coletas de sêmen de gato-do-mato e jaguatirica; no ano que vem, será a vez de Valente (a outra onça-pintada macho do RBV) e de dois gatos-maracajás.




Fonte: Itaipu Binacional /Alexandre Marchetti

Comentários