Dez atributos dos verdadeiros protetores dos animais




O direito dos animais se fortaleceu no dia 15 de Outubro de 1978, com o surgimento da Declaração Universal dos Direito dos Animais e publicada anos depois, visando conscientizar o ser humano de que os animais possuem direitos naturais, sendo protegido de todas as formas.

O abandono de animais no Brasil ocorre de maneira indiscriminada. Os animais são maltratados das maneiras mais perversas. A adoção responsável deveria ser mais frequente e, a importância da esterelização dos animais domésticos deveria ser promovida com maior intensidade.

Os animais não possuem meios de se defender, não sendo capazes de procurar os seus direitos. A única maneira para que tais crimes sejam evitados é o empenho dos verdadeiros protetores, que não aceitam vê-los sendo maltratados, impedindo que ocorram as crueldades. Mesmo quando não seja possível impedir, é muito importante que se denuncie, pois é inadmissível a inércia da sociedade, assistindo de maneira omissa a maldade dos que cometem esses crimes.

Existem várias possibilidades para impedir o sofrimento dos animais, como, por exemplo, fortalecer as leis, aumentando as penas, desenvolver trabalhos de prevenção e orientação, e, ainda, conscientizar a sociedade através de palestras acerca do tema.

Para ser considerado um protetor de animais é necessário ter uma atitude concreta, em atos constantes, como por exemplo: não basta avisar a um protetor que o animal está sendo maltratado ou ficar na internet simplesmente solicitando ajuda. Fatos como esses, de modo isolado, não caracteriza um protetor, e sim, uma forma de transferir o problema para outra pessoa resolver.

Na constatação de maus-tratos a animais de quaisquer espécies, como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, exerça sua cidadania, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

- Atributos dos verdadeiros protetores:

1. Carisma: instila fé, respeito e confiança. Tem uma capacidade especial para enxergar o que para outros requer tempo para pensar. Transmite um forte senso de missão.


2. Consideração individual: prepara, aconselha e instrui as pessoas que precisam. Ouve ativamente os mais antigos e ajuda os novatos.


3. Estimulação intelectual: incentiva os outros a usar a razão e as evidências, em vez de emitir opiniões infundadas. Comunica-se de um jeito que força os demais a reavaliar ideias que jamais haviam questionado.


4. Coragem: defende ideias mesmo que elas não sejam populares. Faz o que é certo para a causa e para os participantes, ainda que isso cause sofrimento pessoal.


5. Segurança: acompanha e honra compromissos. Assume seus atos e aceita responsabilidade pelos erros. Trabalha bem, independentemente de precisar de um comando.


6. Flexibilidade: funciona eficientemente em ambientes de transformação. Consegue lidar com mais de um problema por vez. Sabe expor suas ideias, sem utilizar de reações agressivas. Convence, pela postura.


7. Integridade: faz o que é moral e eticamente correto. Não abusa de privilégios. È um modelo consistente.


8. Discernimento: consegue fazer avaliações objetivas e seguras de situações alternativas de ação por meio de lógica, análise e comparação. Utiliza sua experiência e informação para dar perspectiva a decisões presentes.


9. Respeito aos outros: reconhece e não menospreza as opiniões e o trabalho de outras pessoas, independentemente de status ou posição.


10.Lealdade à causa: respeita a todos, não passando por cima de ninguém, não plagia ideias e nem difama as iniciativas bem sucedidas. Não aceita jamais que pessoas, pratiquem atos que prejudicarão a ideologia. Combate os aproveitadores e os mal intencionados. Valoriza as BOAS AÇÕES.


Autoria: Vininha F. Carvalho 


Comentários