Céu e Inferno


"Um homem , seu cavalo e seu cão , caminhavam por uma estrada. Depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente. Às vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição...

A caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. Precisavam desesperadamente de água, apesar de estarem mortos.

Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico, todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina. O caminhante dirigiu-se ao homem que, numa guarita, guardava a entrada.* Bom dia! - disse.* Bom dia! - respondeu o guarda.

-Que lugar é este, tão lindo? - perguntou.

- Isto aqui é o céu. - Foi a resposta...

- Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede...

- O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda, indicando-lhe a fonte.

- Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede e...- Lamento muito - disse o guarda - mas aqui não se permite a entrada de animais.O caminhante ficou muito desapontado. Mas ele não beberia, deixando seus amigos com sede. Assim, prosseguiram no caminho.

Depois de muito andarem morro acima, com a sede e o cansaço multiplicados, chegaram num sítio cuja entrada era uma porteira velha semi-aberta. A porteira se abria para um caminho de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra. À sombra de uma das árvores, um homem estava deitado, cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava dormindo:

- Bom dia! - saudou o caminhante.

- Bom dia! - respondeu o homem.

- Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro...

-Há uma fonte naquelas pedras, disse o homem e indicando o lugar. Podem beber à vontade.

O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.

- Muito obrigado - disse ao sair.

- Voltem quando quiserem - respondeu o homem.

- A propósito - indagou o caminhante - qual é o nome deste lugar?

- Céu! - respondeu o homem.

- Céu? Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!

- Lá não é o céu: aquilo é o inferno.

O caminhante ficou perplexo.

- Mas então - comentou - essa informação falsa deve causar grandes confusões.

- De forma alguma! - respondeu o homem, explicando: - Na verdade, eles nos fazem um grande favor, porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar seus amigos...

(AD)

Comentários