Série “EXTINÇÕES”

Uma coprodução Grifa e Gullane (Brasil), Frederic Lepage Concepts (França), Oak 3 Films (Cingapura) e Greenspace (Canadá), a série EXTINÇÕES alcançou a maior audiência (quantitativa e qualitativa) da TV Francesa no verão passado e já foi exibida em mais de 50 países.

Os documentários acompanham a história de seis grandes animais - o urso polar, o orangotango, o guepardo, o elefante asiático, o tigre e a onça pintada – vivendo nos lugares mais exóticos do mundo e encarando o maior de todos os seus inimigos: a extinção.

Cientistas e documentaristas de diferentes países uniram seus conhecimentos e esforços na tentativa de reverter esse terrível destino. Afinal, a extinção de uma espécie pode facilmente levar ao extermínio de varias outras relacionadas. Essa iniciativa internacional sem precedentes resultou na série de documentários batizada de EXTINÇÕES e tem como principal objetivo trazer ao maior número de habitantes de nosso planeta o conhecimento sobre essas espécies e seus ameaçados habitats de uma forma totalmente nova.

Com imagens registradas em 17 países, a produção tem episódios apresentados pelos atores Luana Piovani e Eduardo Moscovis e a estreia no Brasil aconteceu dia 8 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, com o episódio “Onça Pintada” dirigido por Maurício Dias e produzido pelas empresas Grifa e Gullane com a parceria da TV Brasil e da Tetra Pak. A série vai ao ar às quartas-feiras, às 23h, com reprises aos domingos, às 16h, na TV Brasil.

PRÓXIMOS EPISÓDIOS

TIGRE

Embora seja uma espécie protegida, o tigre poderá desaparecer por causa da caça predatória e do tráfico dos seus órgãos no mercado negro chinês. Nas isoladas florestas da China acompanharemos o último ano na vida da última tigresa ainda em liberdade.

Exibição: TV Brasil
Data: domingo, 03 de julho, às 16h.


ORANGOTANGO

O orangotango corre risco de ser extinto vítima do desmatamento florestal. Este, que é um dos maiores primatas de nosso planeta e de comprovada inteligência pode, infelizmente está com seus dias contados. Para acompanhar este drama, visitaremos as selvas de Bornéu e Java.

Exibição: TV Brasil
Data: quarta-feira, 06 de julho, às 23h. Reprise: domingo, 10 de julho, às 16h.


URSO POLAR

O urso polar pode ser varrido da face da Terra num curto espaço de tempo em função do aquecimento global. Seu território está diminuindo mais rapidamente do que as previsões. Este episódio nos guiará aos icebergs do Canadá e Alasca.
Exibição: TV Brasil
Data: quarta-feira, 13 de julho, às 23h. Reprise: domingo, 17 de julho, às 16h.

EPISÓDIOS JÁ EXIBIDOS

ONÇA PINTADA

O episódio acompanha a história de Lenda, uma jovem fêmea de onça pintada que habita o Parque Nacional das Emas, isolada, cercada por fazendas por todos os lados, Lenda se vê forçada a entrar na perigosa área ocupadas pelo homem.

A partir da trajetória de Lenda, iremos entender o drama e a luta diária deste magnífico animal pela sobrevivência da espécie. Registramos a jornada de Lenda desde o Parque Nacional das Emas até o corredor ecológico do Parque Indígena do Xingu, acompanhamos também o trabalho da equipe do biólogo Leandro Silveira, com acesso a imagens inéditas que reforçam a gravidade do problema, suas tentativas de encontrar soluções.

Diretor: Mauricio Dias
Co-Diretor: Túlio Schargel
Consultores e Personagens: Leandro Silveira e Anah Jacomo
Narração: Luana Piovani
Exibição: TV Brasil
Data: quarta-feira, 08 de junho, às 23h. Reprise: domingo, 12 de junho, às 16h.

GUEPARDO

O guepardo é um dos animais mais velozes do planeta, mas nem a sua fantástica velocidade poderá ajudá-lo a se salvar. Está entre as espécies que poderão ser extintas por conta da redução da variação genética. Este episódio nos levará à savana Sul Africana e às Planícies do Irã onde acompanharemos todos os passos deste incrível predador.

Narração: Eduardo Moscovis
Exibição: TV Brasil
Data: quarta-feira, 15 de junho, às 23h. Reprise: domingo, 19 de junho, às 16h.

ELEFANTE ASIÁTICO

O elefante asiático pode deixar de existir num futuro muito próximo devido à fragmentação do seu habitat, movido pela devastação provocada pelo homem moderno. Neste episódio, vamos acompanhar a rotina daqueles que os protegem nas selvas da Tailândia e Burma.

Exibição: TV Brasil
Data: quarta-feira, 22 de junho, às 23h. Reprise: domingo, 26 de junho, às 16h.


PRODUÇÃO DO EPISÓDIO NACIONAL

DIRETOR DO EPISÓDIO “ONÇA PINTADA”: MAURICIO DIAS

Fundador da Grifa Cinematográfica, Mauricio Dias, juntamente com seu irmão Fernando Dias, dedicou-se à produção de documentários de alta qualidade para televisão e cinema. Juntos, transformaram a Grifa em uma das mais premiadas produtora de documentários do Brasil.

Entre 2005 e 2009 foi sócio-acionista da empresa Mixer, responsável pela área de documentários, desenvolveu e produziu grandes filmes para o mercado internacional.

Diretor e produtor executivo, Maurício já produziu e dirigiu mais de 60 filmes. Sua aventura “No caminho da Expedição Langsdorff” ganhou o International Discovery Pitching e foi distribuída pela Discovery International e France 3 para mais de 100 países. Parte de sua filmografia inclui a série Wildlife “Animais do Brasil’ para National Geographic, que foi campeã de audiência no canal durante sua primeira semana de exibição, além do documentário de História Natural “Baleias em Abrolhos” para Animal Planet e o indicado para o Emmy Awards “Doutores da Alegria”, que deu ao canal Discovery Health recorde de audiência entre os 10 canais a cabo mais assistidos no Brasil.

PRODUTORES:

GRIFA

A Grifa é uma produtora especializada em documentários com foco no mercado de televisão nacional e internacional. Possui em seu currículo programas realizados em coprodução com emissoras como Discovery Channel International, Arte, France 3, CBC, National Geographic Channel, Fox Latin America, People and Arts, Multishow, GNT, TV Record, entre outros.

Enviado por : F&M ProCultura – Assessoria de Imprensa

Comentários