7 respostas sobre: Quimioterapia em pets


Os pets também podem sofrer com o aparecimento de cânceres e assim como nos humanos o tratamento indicado para a doença é a quimioterapia. O responsável pelo Setor de Oncologia do Hospital Veterinário Pet Care, o médico veterinário Alex Lafarti de Sena responde as dúvidas mais frequentes a respeito do tema


1. O que é quimioterapia?

O uso de uma droga ou químico para tratar qualquer doença é uma quimioterapia, mas esse termo normalmente se refere ao uso de drogas para tratar câncer. O objetivo da quimioterapia na veterinária é aumentar expectativa de vida e melhorar a qualidade de vida desses animais com câncer.


2. Como a quimioterapia funciona?

Câncer pode ser definido como um crescimento celular rápido e encontrolável. Drogas anticancerígenas funcionam bloqueando o crescimento e a divisão celular. Diferentes drogas agem em diferentes fases desses processos. Em muitos casos, uma combinação de drogas é a maneira mais efetiva de matar as células cancerígenas ou retardar o seu crescimento.


3. Como o medicamento é administrado?

A maioria das drogas anticancerígenas é dadas por boca ou por injeções. A via escolhida (endovenosa, subcutânea ou oral) depende do tipo de droga e do tipo do câncer.


4. Quanto tempo meu animal vai receber quimioterapia?

A duração e a frequência da administração das drogas depende do tipo do câncer e da tolerância do paciente a essas drogas. O tratamento pode ser diário, semanal ou mensal.


5. Eu tenho risco de exposição a essas drogas?

Sim. As maiorias dos quimioterápicos são muito potentes e devem ser manuseados com cuidado. Alguns são carcinogênicos e podem causar câncer com exposição prolongada. Com drogas administradas por via oral é importante manter os comprimidos ou cápsulas fora do alcance de crianças em recipientes adequados. Quando manusear essas drogas deve-se usar luvas. A urina e as fezes do animal podem ser contaminadas com componentes ativos da droga por vários dias após a administração. Sempre evite o contato direto com urina e fezes de animais recebendo quimioterapia. Use luvas para limpar os dejetos e lave bem as superfícies.


6. Meu animal vai ter efeitos colaterais?

Pode ser. Veterinários tentam escolher dosagens e combinações que causem os menores efeitos colaterais possíveis. O ideal seria o animal que recebe quimioterapia não perceber que ele ou ela está doente. Entretanto, as drogas usadas são extremamente potentes e efeitos colaterais podem ocorrer. O potencial para efeitos colaterais deve ser considerado em relação aos benefícios da quimioterapia e dos efeitos adversos de deixar o câncer sem tratamento. A escolha da quimioterapia para seu animal é uma decisão individual.


7. Que tipo de efeitos colaterais podem ocorrer?

Os efeitos colaterais ocorrem porque as células normais do corpo também são expostas aos quimioterápicos. As células mais sensíveis estão no sangue (toda droga quimioterápica tem efeito ielossupressor), trato gastro-intestinal, pele e sistema reprodutor. Conseqüentemente, potenciais efeitos colaterais incluem infecções, sangramentos, diminuição do apetite, vômitos, diarréia, pelame mais fino ou alterações da cor dos pelos e esterilidade. Raramente, associado com drogas específicas, pode ocorrer desconforto da bexiga, lesão renal e alterações cardíacas.

O efeito adverso mais severo é infecções agressivas levando à morte. O efeito colateral mais frequentemente descrito pelos donos é que os animais parecem “desligados” por 1 ou 2 dias. Isso deve significar que o animal fica discretamente menos ativo e excitado que o normal para comer. Mais raramente o animal pode pular 1 ou 2 refeições, ter um episódio de vômito ou diarréia, sangue na urina ou ficar letárgico. Infelizmente não há como prever qual animal vai ter reações mais severas. O animal recebendo quimioterapia precisa ser observado de perto e ser levado ao veterinário aos primeiros sinais de doença ou alterações comportamentais.


Fonte: Alex Lafarti de Sena - Médico Veterinário / Hospital Veterinário Pet Care

Comentários

  1. meu cachorro faz quimioterapia e esta comendo todas as unhas ate sangrar o que esta acontecendo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário